Ar condicionado para carros: vantagens e desvantagens

O ar condicionado automotivo é um dos acessórios para carros mais buscados por oferecer conforto e comodidade, principalmente nos dias de tanto calor.

Esse item, que há alguns anos era motivo de luxo e exclusividade apenas para quem podia pagar por um veículo mais caro, hoje se tornou indispensável para motoristas que moram em partes mais quentes do Brasil.

Você está escolhendo um ar condicionado para o seu veículo e tem dúvidas sobre os modelos? Descubra no artigo de hoje as vantagens e desvantagens deste item e se vale à pena investir em um.

Quais as vantagens de instalar um ar condicionado automotivo?

As principais vantagens do ar condicionado automotivo são:

  • Desembaçar os vidros, o que é muito útil em dias de chuva;
  • Veículos novos com ar condicionado instalado tem o preço valorizado na hora da revenda, mesmo que substitui algumas peças originais;
  • Pela funcionalidade de desembaçar os vidros, o motorista pode dirigir com mais segurança e visibilidade, tanto por não ter que abrir os vidros e se expor à possíveis furtos, quanto por enxergar as vias melhor;
  • Economia em alta velocidade, pois ao dirigir com os vidros do carro aberto, o vento gera um “peso” maior no veículo, o que consome mais combustível. Na direção em alta velocidade com o ar, não há esse peso dentro do automóvel, portanto, é possível ter mais dirigibilidade e velocidade com segurança.

E claro, um ar garante o bem estar de todos os passageiros, já que cientificamente o calor eleva os níveis de estresse das pessoas.

Desvantagens de instalar o ar condicionado para carros

Alguns dos principais problemas de instalar um ar condicionado no seu veículo podem ser:

  • Perda da originalidade do carro. Considerando que algumas peças precisam ser trocadas na instalação do acessório, seu veículo pode perder a característica da originalidade;
  • Carro mais pesado. Infelizmente, o ar deixa o veículo mais pesado e consequentemente um pouco mais lento;
  • Aumento do gasto do combustível, principalmente em carros nacionais;
  • Carros expostos a estradas de terra com mais frequência precisam de substituição do filtro do ar mais vezes, o que gera mais gastos manutenção;
  • Alto custo. Mesmo que hoje tenha se popularizado, instalar o ar condicionado em carros que não vieram com ele de fábrica pode sair bem caro. O custo varia entre R$ 3 mil a R$ 5 mil dependendo do modelo do seu automóvel;
  • Menos potência. Não é mito. O ar reduz a potência do automóvel, uma vez que a potência agora será dividida com o compressor de ar, resultando em uma perda de até 10 cavalos.

 

Qual é a diferença de um ar condicionado digital de um analógico?

O ar condicionado digital é o mais moderno, mas suas funções são muito semelhantes ao analógico.

As principais diferenças entre os dois modelos são:

  • O ar digital é cerca de 50% mais caro que o analógico;
  • O modelo digital tem mais funções de regulagem e consequentemente, mais conforto para os passageiros;
  • O preço de manutenção do ar digital é mais caro e suas peças podem ser difíceis de encontrar;
  • O ar analógico tem muitos cabos e é mais suscetível a estragos;
  • O modelo analógico é mais fácil de usar, sendo indicado para pessoas mais velhas.

Apesar das diferenças, os dois modelos de ar usam o mesmo sistema de refrigeração.

Vale à pena instalar ar no meu carro?viajando de carro

Considerando os pontos positivos e negativos, se o seu automóvel é de um modelo muito antigo, não vale à pena instalar o ar condicionado.

Isso porque, carros antigos são mais valorizados pela originalidade e eles não têm a estrutura que suporta corretamente o ar, gerando mais desvantagens do que vantagens.

Carros mais novos podem ter a instalação sem complicações.

Ainda tem alguma dúvida sobre o ar condicionado automotivo? Deixe seu comentário!

 

 

 

Deixe um comentário