Empréstimo Consignado: prós e contras

O Empréstimo pessoal é uma das melhores formas de conseguir um dinheiro extra, principalmente quando as compras se acumulam, surge algum imprevisto que precise de um dinheiro extra, ou mesmo para a realização de compras, aquisição de um bem ou serviço.

Existem diferentes formas de empréstimo pessoal no mercado de crédito pessoal, sendo oferecidas por dezenas de instituições diferentes, com muitas variações de garantias de diversos tipos, prazos, taxas e condições para o empréstimo.

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito com melhores condições para quem procura crédito de maneira bastante ágil, com contratação simplificada e sem grandes necessidades de comprovações de renda adicionais além do salario.

Existem no mercado diversas instituições financeiras inclusive especializadas na comercialização do empréstimo consignado, com diferentes taxas e condições de mercado.

Para auxiliar em sua decisão de tomar ou não um empréstimo consignado, vamos listar abaixo os principais prós e contras na contratação desta linha de crédito.

Empréstimo Consignado prós e contras

Prós:

 

  • Taxas de Juros

 

O empréstimo consignado possui as melhores taxas de empréstimo pessoal, quando comparado a operações não vinculadas a outras garantias. Isso porque o valor das parcelas é abatido diretamente de sua folha de pagamento, portanto apresenta um baixo risco de crédito ao Banco.

 

  • Facilidade para contratação

 

A contratação do empréstimo consignado é bastante simplificada, basta enviar a instituição financeira algumas informações básicas, como seus dados cadastrais e também o comprovante de recebimento do salário. Existem bancos que fazem todo procedimento totalmente online inclusive.

 

  • Liberação do Crédito

 

Após envio da documentação a aprovação do crédito e liberação do recurso costuma ser bastante ágil, sendo uma alternativa de crédito com liberação rápida de recursos.

 

  • Flexibilidade de Prazos

 

A linha de empréstimo consignado possui flexibilidade de prazos, existindo linhas de pagamento de parcelas em um mês até 200 meses dependendo da instituição financeira.

 

  • Crédito para Negativado

 

Como esta linha de crédito fica vinculado a folha de pagamento de seu salário, aposentadoria ou benefício, é comum que as instituições financeiras inclusive liberem esta linha de crédito para pessoas que já possuem outras dividas ou estejam negativadas, já que não terão a opção de não pagar a parcela do empréstimo.

Contras:

 

  • Restrito a alguns grupos de pessoas

 

Um dos principais pontos negativos do empréstimo consignado é que esta linha de crédito só é aceita para funcionários públicos, pensionistas ou aposentados do INSS e funcionários da iniciativa privada, sendo que a linha de crédito só é liberada se a empresa possuir convênio de consignação com o banco. Desta forma muitas pessoas que possuem renda autônoma, empresários e funcionários de pequenas empresas, acabam não se enquadrando nesta linha de crédito.

 

  • Margem Consignável

 

As linhas de empréstimo consignado possuem uma limitação chamada de margem consignável, por conta de segurança financeira e do orçamento do tomador de crédito as parcelas do empréstimo não podem ultrapassar 30% do salário. Desta forma o valor do empréstimo acaba ficando limitado muitas vezes ao enquadramento do valor de parcela com a renda do tomador.

 

  • Não é possível deixar de pagar o empréstimo

 

Este item pode parecer estranho, porém um ponto negativo do empréstimo consignado é que não existe forma de “deixar de pagar” a parcela do empréstimo, não importe o problema pessoal ou situação que ocorra em qualquer momento de sua vida, a parcela será abatida de seu salário, portanto ela é paga diretamente em sua fonte de renda, impactando diretamente em seu orçamento.

Deixe um comentário